Você já passou porque aquela situação no trabalho, na faculdade, na apresentação de um projeto ou mesmo na família onde você se pegou se justificando por NÃO SABER alguma coisa? Ou então inventando desculpas e colocando a culpa no outro, porque você simplesmente não sabia? Agora pense como você se sentiu?.
Pra maioria das pessoas estar em uma situação onde NÃO SABEMOS o que dizer ou como agir é extremamente angustiante para nosso ego. Nos sentimos inseguros, vulnerável, desvalorizados, totalmente expostos ao julgamento do outro. Podemos entrar num ciclo de pensamentos negativos, e fantasiando sobre o que o outro pode estar pensando sobre a gente. Se a pessoa tiver uma autocritica muito elevada, ou seja, se o seu ego for muito rígido, estar numa situação dessas é quase insuportável.
Ela sente um desconforto e uma ansiedade extrema, pode sentir inclusive sintomas físicos como taquicardia, dor de cabeça, dor de estômago.A única maneira de não passar mais por isso, por tanta angustia e ansiedade, é se permitir NÃO SABER.É quando o nosso ego tiver a coragem de dizer EU NÃO SEI.
Ao aceitar que não sabemos, a gente se abre para o novo, para as novas possibilidades, a gente se abre para aprender no mundo.Esse movimento de NÃO SABER, ir buscar algo novo no mundo e integrar esse conhecimento na nossa consciência, faz com que nosso ego se estruture melhor e se torne mais flexível e mais saudável.
Não é um processo simples, mas é totalmente possível.A psicoterapia sem dúvida pode ajudar muito, mas você também pode fazer uma auto reflexão e começar a experimentar dizer EU NÃO SEI.